sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Formar-se

Sofre-se por falhar na vida, por perder alguém, por decepcionar-se com algo que lhe tomou tempo... Mas sofrer por formatura? Choquei-me ao ver o quão sério meus (ex) colegas levaram esse negócio de "abandonar" a turma e partir para (esperamos) uma melhor. Ensino médio para mim foi sinônimo de brigas e stress. Foi sinônimo de muita canseira com provas - de escola e de vestibular - e trabalhos, muita pressão e convívio com pessoas que, na maioria das vezes, só nos causam desgosto. Claro que também houveram (raros) momentos engraçados, mas poucos se colocados na balança contra o resto do ano.
Passei o ano inteiro falando e repito: chorar por formatura é a última. Tudo bem que alguns dos colegas são sim meus amigos, mas o ambiente escolar é tão desagradável que, pelo menos para mim, é motivo para comemorar que vamos passar a nos encontrar em situações mais descontraídas, como jantas e festas de amigos.
Lógico que, embora a palavra "escola" já causasse e causará ainda mais embrulhos no estômago (principalmente no domingo à noite), eu adoro de paixão o lugar onde estudei e tenho orgulho de ter tido os professores e todo o pessoal ao meu lado.
Por fim, sofrer e chorar formar-se é uma grande besteira. Formar-se significa colocar os pingos nos "I" e os pontos finais, terminando assim um belo texto, que apesar de ter sido duro redigir, estará lá para lermos e relermos sempre que sentirmos saudade. Formar-se não é abandonar este texto, mas colocá-lo na gaveta e saber que ele estará disponível para futuras consultas.
Tenho certeza que revisei bem meu texto, excluí as partes dispensáveis, e que, agora, depois de me formar, não vou sofrer, nem chorar, mas matar saudade daquilo que mantive nele. Pois afinal, escrevemos juntos esta conclusão linda que foi nossa formatura.

Um comentário:

Victoria Priotto disse...

Simplesmente, lindo!!!