segunda-feira, 7 de julho de 2008

A agonia do felino

Texto escrito em primeira pessoa na prova de português do dia 19/06/08.
A história à seguir é baseada em fatos reais vividos por Daniel Lamim.

Estava caminhando pela rua nos arredores de minha casa. Olhando para a outra calçada, de lonje avisto um animal. Continuo caminhando, e ao chegar mais perto, percebomque era um gato. Parei para olhar o bixano, que não se mexia muito. Percebi então algo de estranho: o felino estava sofrendo, e mais cedo ou mais cedo iria morrer.
Eu, que sempre gostei de animais, fui tomado poe um sentimento de pena. Não aguentava ver aquele pobre gato sofrendo, agoniando, morrendo lentamente na beira da calçada. Decidi então correr para casa e pegar uma vassoura.
Voltei às pressas para o lugar, correndo pela rua com a vassoura na mão. Por alguns segundos fiquei a analisar o bixano, tentando tomar alguma decisão. Então, me enchi de coragem e resolvi acabar com o sofrimento do animal. Segurei a vassoura firmemente e coloquei-me a espancar o gato. Após alguns minutos, já não havia mais sofrimento, dor e agonia.
Em frente ao cadáver, fiquei a pensar. Senti-me culpado por ter feito aquilo. Como tive coragem de matar um gato? Um inocente gato? Mas senti-me aliviado por acabar com o sofrimento dele, pois é melhor sofrer por alguns instantes do que agoniar e morrer lentamente ao longo do dia.
Recuperando meu estado de espírito inicial, retomo a vassoura em minhas mãos, abandono o gato morto e volto para casa como se nada houvesse acontecido.

Um comentário:

Daniel Lamim disse...

Na verdade foi uma vassourada só, e eu botei o bixo numa sacola :X
E eu não tava sozinho.